quinta-feira, 2 de abril de 2009

Caso Produtos Alimentícios Celeste

QUESTÕES

1) Após uma reflexão sobre os pontos apresentados no estudo de caso da
Produtos Alimentícios Celeste, notam-se diversas falhas que podem ser
observadas sobre os paradigmas mecanicistas e holísticos.

a) A empresa em que você trabalha se caracteriza por ser um ambiente mais
holístico ou mecanicista? Caracterize a empresa utilizando o material
complementar das aulas de Relações Interpessoais (sua resposta deve ter
pelo menos 20 linhas).
Resposta:

A empresa que trabalho caracteriza-se por um ambiente mais holístico do que mecanista, já que estão acontecendo grandes mudanças. Os funcionários já possuem acesso às informações da empresa e conhecem as metas a serem alcançadas, através de comunicação entre gerência, supervisores encaregados e funcionários por meios de reuniões e também cartazes no mural da empresa, para todos estarem sabendo das mudanças e regras que devem ser cumpridas. Todos sabem que, ao atingirem as metas, terão participação nos lucros, com isso o funcionário trabalha com mais confiança, sabendo que se tiver um bom rendimento no trabalho também tera mais vantagens na participação dos lucros no final do ano. A empresa possui um gerente de grande qualificação, com habilidades técnicas e conhecimento para liderar.
A motivação dos funcionários é de grande importância, ao passo que um funcionário de bem com a empresa tem maior rendimento no trabalho e isso gera lucro para a empresa, satisfazendo as nescesidades e qualidades dos produtos fornecidos .
Os clientes são bem tratados. Os profissionais contratados para atendê-los são treinados e orientados para mostrar as qualidadades dos produtos que são fornecidos. O cliente só voltará a comprar o produto se for bem atendido e se o produto for de qualidade, ou seja, lhe agradar.
O funcionário deve “vestir a camisa” e dizer com orgulho “eu faço parte dessa empresa”. Mas para isso, ele deve se sentir imprescendível na empresa. Melhor para o chefe, melhor para o funcionário e melhor para o cliente.
Comunicação e bom relacionamento entre lideranças e funcionários é de grande importância para a motivação e desenvolvimento dos trabalhos, gerando uma melhor qualidade e respondabilidade de todos e, acima de tudo, com o profissionalismo e espírito de equipe. E é em cima disso que surge o lucro da empresa gerando também mais empregos e satisfação dos empregados.


b) Quais são as suas impressões sobre o comportamento dos supervisores da
fábrica? Se fosse contratado como Gestor de Recursos Humanos da
Produtos Alimentícios Celeste, que ações você adotaria para melhorar o
processo de comunicação entre os funcionários? (sua resposta deve ter
pelo menos 20 linhas).
Resposta:

Percebi que os supervisores acusavam o superintendente da fábrica de não dar instruções aos seus funcionários, e que o mesmo não tinha capacidade e comprometimento para uma boa administração. Os chefes não buscavam novas idéias para a melhoria da empresa, não passavam informações aos supervisores sobre as mudanças e regras específicas, pois causou uma confusão, já que, após mudar as regras, o supervisor teve que voltar atrás de sua decisão, pois as normas teriam mudado e o mesmo não estava sabendo. Os supervisores achavam que os mestres não eram suficientes, pois chegavam a trabalhar em quatro lugares diferentes( pois havia um número grande de operários ). Os supervisores trabalhavam superdedicados no trabalho: chegaram a trabalhar até na greve que a fábrica sofreu, mas não recebiam elogios sobre sua dedicação, desempenho e lealdade, deixando-os desmotivados. Diante de todos esses fatos, não havia a união e a confiança entre os trabalhadores da fábrica, e o administrador prejudicando o crescimento da mesma.
Como Gestor de Recursos Humanos, baseado num mundo globalizado, sabemos que a competitividade entre as empresas são grandes e influencía os clientes na busca de novidades. As ações que eu adotaria se fosse contratado seria mais treinamentos para a qualificação dos funcionários, reuniões estabelecendo as metas a serem cumpridas, o máximo de informações repassadas a todos, para poder ter um bom desempenho no trabalho, a boa comunicação tem um grande objetivo e importância, começando pelos líderes da empresa que precisam ouvir mais os funcionários, buscar saber o que pode ser mudado no ambiente de trabalho buscando sempre condições melhores e seguras para o local em que atua. Poderia haver também reuniões semanais entre os supervisores e chefias, deixando sempre bem clara as mudanças das regras, para os mesmos repassarem aos funcionários e estes conscientizar-se dos acontecimentos para não gerar mal ententidos entre a empresa e o funcionário. É de grande importância ter uma boa comunicação entre os chefes, motivando os funcionários por meio de elogios e, com isso, os mesmos ficariam mais satisfeitos, gerando mais lucros para a empresa e também obteria maior clientela, pois se o trabalhador esta feliz pelo que faz ira atender bem o cliente, e o mesmo bem atendido voltará novamente e assim vai falar bem da empresa atraindo mais a clientela.

2) Na sua percepção, quais são os verdadeiros desafios gerenciais que os
profissionais de sua cidade, região ou empresa vêm passando? Faça um
levantamento por observação, pergunte e converse com esses profissionais,
pesquise também sobre o assunto e, como um exercício de reflexão, analise sua
própria carreira e atividades cotidianas, escrevendo aqui um relato de pelo menos
15 linhas.
Resposta:

Os mairores desafios que as gerências das empresas em geral vem passando é a falta de profissionais qualificados para as funções a serem exercidas, além de encontrar pessoas com habilidades, agilidades, insistência e resistência ao trabalho. Para isso a gerência precisa investir em cursos e instruir pessoas para ajudar a liderar, passar as informações necessárias e poder ter uma boa comunicação. Em uma empresa de maior nivel os funcionários são em maior número, e com isso precisa-se investir em treinamentos para a melhoria do trabalho dos funcionários, obtendo assim um melhor rendimento no trabalho e melhoria no ambiente em que faz suas funções e nas qualidades dos produtos oferecidos, não dispensando o bom atendimento aos clientes.
Um grande investimento precisa ter sempre um bom planejamento, uma organização indispensável e a direção ter conhecimentos para poder estar sempre inovando, buscando produtos diversificados para poder estar oferecendo aos clientes. A maioria das pessoas tem seus dias bem corridos e vão buscar a melhor forma para sua alimentação, mas por outro lado exigem uma boa qualidade e economia, desta forma as gerências precisam estar sempre atentos às nescessidades das pessoas, para atender a todos e ter um bom lucro e uma boa clientela.
Para se ter um bom desempenho e rendimento no trabalho dos funcionários, os mesmos precisam serem motivados, receberem elogios quando seu propósito for alcançado. Assim, o colaborador vai sentir-se estimulado, feliz por ser notado, e seus trabalhos serão feitos com prazer. Sendo assim seu rendimento vai crescer, juntamente com a empresa.


3. Diferencie grupo e equipe.
Resposta:

Sabemos que o trabalho cooperativo é muito mais eficiente que o trabalho competitivo, principalmente dentro de uma empresa , por isso há necessidade de trabalhos em grupo e equipe. Quando nos referimos a grupo ou equipe queremos dizer que as pessoas formam grupos de trabalho ou equipes de trabalho, a diferença está que grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns e afinidades, e equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns e meta especifica. A formação da equipe está ligada à competência e habilidade individual para o desenvolvimento das atividades e a conquista das metas. O respeito a interação e o reconhecimento no alcance dos resultados favorece a todos como um todo e é isso que torna o trabalho desse grupo um trabalho em equipe. Para um trabalho em grupo não basta juntar as pessoas e deixar os resultados por conta do acaso, é necessário definir regras como estabelecer metas e funções, e aprender a lidar com os conflitos, para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa.É isso que torna o trabalho desse grupo um trabalho em equipe, portanto é fundamental avaliar o espírito de equipe, a postura do líder e considerar os melhores resultados, é difícil estabelecer esse trabalho pois todas pessoas são diferentes, por este motivo o coordenador tem que avaliar cada uma analisando as qualidades e não os defeitos e achar os melhores para conduzir cada um para a eficiência do trabalho.

4. Quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar em grupo? Cite exemplos
do seu dia-a-dia.
Resposta:

VANTAGENS:
As vantagens são maior em geração de idéias, assim tem mais sugestões e soluções para serem tomadas nas decisões, gerando um maior aproveitamento individual e mostrando do que é capaz, tornando o conhecimento mais aperfeiçoados e de maior valor. Também sentem-se mais seguros e mais fortes em um grupo perdendo a insegurança de se sentir sozinho. Existem habilidades diferentes em cada pessoa, e desta forma contribuem dando seu parecer e solucionando de forma mais ágil e contribuidora as tarefas a serem cumpridas.

DESVANTAGENS:
Já as desvantagens, são quando gera conflitos entre os membros, há diferenças individuais, as vezes as pessoas não aceitam sugestões. Com isso as discuções dos trabalhos em grupo se tornam demoradas e, como conseqüência, acaba atrasando um pouco o trabalho até o grupo entrar em um consenso, sendo também que pode encontrar pessoas desistimulante ou que atrapalham no trabalho da questão, gerando insatisfações no grupo envolvido. Sendo assim, tudo fica mais difícil e mais demorado, pois a falta de produtividade de alguns membros torna um grupo menos produtivo e algumas vezes desiquilibrado.

Alguns exemplos do meu dia-a-dia:

Na empresa que trabalho tem varios grupos:
• Grupo CIPA: Comição interna de prevenção de acidentes.
• Grupo de manutenção.
• Grupo de enfermagem.
• Grupo de encaregados e supervisores.
• Grupo de restaurante.
• Grupo de elétrica.
• Grupo de administração.
Cada grupo acima citado é também uma equipe, pois cada grupo tem seus objetivos de atender um todo. A cipa tem como objetivo a segurança do trabalho com os funcionários, e por isso treina anualmente novos integrantes, que auxiliam junto com os profissionais de segurança, pois estão sempre atentos se os colegas utilizam os equipamentos obrigatórios para cada função. A manutenção tem seus trabalhos dentro da empresa, sempre atendendo todos os setores que é necessário, fazendo a manutenção das máquinas. O grupo de enfermagem auxilia nos acidentes causados dentro da empresa, fazendo os primeiros socorros e encaminhando, se nescessário, para o hospital. Já os encaregados e supervisores, se reunem para ver os problemas enfrentados no trabalho dos funcionários e na produção, buscando em conjunto uma maneira melhor de resolver, sem prejudicar o trabalho e seus funcionários. No restaurante podemos dizer que temos uma grande equipe, os membros se auxiliam nas atividades buscando sempre atender melhor os clientes, que são os próprios funcionários da unidade. A elétrica, assim como a manutenção, também atende a empresa onde for nescessário, sempre cumprindo com seus deveres. A administração é responsável por toda a empresa, juntamente com o RH, que se auxiliam para melhor atender os funcionários. Sendo assim, grupos e equipes são fundamentais em uma empresa.


5. As questões abaixo foram propostas no livro Desenvolvimento Interpessoal, de
autoria de Fela Moscovici e nosso objetivo aqui é que você complete as
considerações como forma de ilustração e conhecimento das vivências em grupo.
Situações em Grupo

1. Quando entro num grupo novo, eu sinto: Comprometida.
2. Quando um grupo começa eu: Procuro ser útil.
3. Quando as pessoas me encontram pela primeira vez, em geral, elas: Me acham legal.
4. Quando estou num grupo novo sinto-me mais à vontade quando: Todos contribuem.
5. Quando os outros permanecem em silêncio eu: Respeito..
6. Quando alguém fala o tempo todo eu: Fico inquieta.
7. Sinto-me mais produtivo quando o líder: Me pede idéias.
8. Fico irritado quando o líder: Não aceita sugestões.
9. Tenho vontade de retirar-me quando: Me ignoram.
10. Num grupo, sinto mais medo de: Sou mal interpretada.
11. Quando alguém fica magoado eu: Vou me desculpar.
12. Fico magoado facilmente quando: Há ignorância.
13. Sinto-me mais solitário num grupo quando: Não me entendem.
14. Aqueles que realmente me conhecem julgam que eu sou: Inteligente e capaz.
15. Eu confio nas pessoas que: Assumam seus atos.
16. Fico mais triste quando: Vejo injustiça.
17. Sinto-me mais próximo dos outros quando: Sou útil.
18. As pessoas gostam de mim quando: Sou participativa e ajudo-as.
19. Amor é: Amizade e confiança entre as pessoas.
20. Sinto-me (mais) amado quando: Estou feliz e comfiante.
21. Se eu pudesse fazer tudo de novo: Faria de maneira diferente.
22. Minha maior força é: Deus e minha família.
23. Eu poderia ser: Melhor.
24. Eu sou: Uma pessoa realizada e feliz.



























Conclusão

Podemos concluir que a empresa procurou buscar alternativas de melhorias, através de pesquisas e avaliações de opiniões, entre seus colaboradores. Através disso a empresa dectetou uma insastifação sobre a direção, no qual não exerciam trabalhos em grupo, havia falta de informações e em conseqüência eram poucas as idéias inovadoras.

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